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terça-feira, 30 de março de 2010

Presença de Anita



Autoria: Manoel Carlos
Direção: Edgard Miranda
Direção geral: Ricardo Waddington e Alexandre Avancini
Direção de núcleo: Ricardo Waddington
Período de exibição: 07/08/2001 – 31/08/2001
Horário: 22h30
Nº de capítulos: 16

Elenco:
Adriane Amaral – participação especial
Alan Alencar – participação especial
Alexandre Barros - Heitor
André Cursino - Anselmo
André Gilson – participação especial
Antonio Destro - Edgar
Antonio Mastaler
Carolina Kasting - Julieta
Celso Frateschi - Igor
Clarisse Abujanra - Cecília
Daniel de Castro – participação especial
Dayse Braga - Cláudia
Erom Cordeiro - Pipoqueiro
Francisco Carvalho - Joel
Geraldo Oliveira - Rubão
Geraldo Roberto
Helena Ranaldi - Lúcia Helena
Ivan Gradin - Policial
Joanna Tristão - Neusa
Jorge Barros - Mecânico
José Mayer - Fernando
Julia Almeida - Luiza
Kátia Erbistes - Moça
Laís Clara - Anita (menina)
Larissa Prado - Moça 02
Leonardo Miggiorin - Zezinho
Linneu Dias - Venâncio
Marcos Caruso - Gonzaga
Maria Thereza Cruz Lima - Amélia
Mariano Marovatto - Garoto
Mel Lisboa - Anita
Nelson Sargento - João
Noemi Gerbelli - Suzana
Paulo Cesar Pereio - Armando
Pedro Kosovski – participação especial
Pedro Paulo Rossa - Luiz
Renata Briani - Celeste
Ricardo Lyra Jr – participação especial
Selma Reis - Cigana
Simone Vianna - Maria
Taiguara Nazareth - André
Ton Reis – participação especial
Tony Mastaler - Roberto
Umberto Magnani - Dr. Eugênio
Vera Holtz - Martha
Walter Breda - Antonio
Wolney de Assis - Delegado
Yara Mattana - Freguesa



A Trama:
- Livremente inspirada no livro homônimo de Mário Donato, Presença de Anita fala das armadilhas do destino.
- A trama começa quando o casal Lúcia Helena (Helena Ranaldi) e Fernando (José Mayer), em crise conjugal, resolvem sair em viagem com a família – o filho Luiz (Pedro Paulo Viana) e a filha de Fernando, Luiza (Júlia Almeida). Lúcia Helena é uma mulher bonita, muito insegura, que sofre com o fracasso de seu casamento e faz tudo para recuperar o fôlego da relação. Fernando é um arquiteto com aspirações literárias que não consegue concluir o primeiro livro. Com a proximidade das festas de final de ano, Lúcia Helena decide ir para sua cidade natal, Florença, no interior de São Paulo. Lá, ela se encontra com o pai, Venâncio (Linneu Dias), a irmã mais velha, Marta (Vera Holtz), a irmã caçula, Julieta (Carolina Kasting), e o marido dela, Heitor (Alexandre Barros).
- Tudo parece correr tranquilamente até que uma menina, Anita (Mel Lisboa), cruza o caminho de Lúcia e Fernando. Jovem, bonita e muito sensual, Anita se muda para Florença e vai morar num sobrado onde, no passado, aconteceu um crime passional. Irreverente e provocadora, ela diz ter orgulho de morar ali. Além de Fernando, Anita acaba transformando a vida e a rotina de outros moradores da pacata Florença. Um deles é Zezinho (Leonardo Miggiorin), um simplório ajudante da mercearia vizinha ao sobrado, um jovem inexperiente com as mulheres, ainda por descobrir os prazeres da vida adulta. Zezinho se apaixona perdidamente por Anita, mas, tímido, não consegue se declarar. Ela percebe o interesse dele e inicia um jogo de conquista com o rapaz.
- Ao conhecer Anita, Fernando acredita ter encontrado a grande inspiração que lhe faltava para começar o novo romance. Ele não poderia imaginar, no entanto, que aquele encontro transformaria inteiramente sua vida. Fernando conhece Anita no dia em que chega à Florença, quando decide dar uma volta pela pequena cidade após discutir com o sogro – que sempre foi contra o casamento dele com Lúcia. De repente, ele avista uma jovem mexendo em vasos de gerânios na varanda do sobrado. Fernando fica enfeitiçado. Anita o convida para subir, e ele aceita, inteiramente envolvido por ela. Anita é ao mesmo tempo cândida e provocadora, parece ingênua, mas é extremamente lasciva. A única coisa que sabemos sobre seu passado é que viveu com um artista plástico, Armando (Paulo César Pereio), muito mais velho do que ela, a quem conheceu quando tinha apenas 12 anos de idade. Além disso, Anita tem adoração por uma boneca de louça, a Conchita, que, segundo ela conta, guarda a alma da ex-moradora do sobrado, Cíntia, assassinada pelo amante.
- Disposta a salvar seu casamento, Lúcia Helena tenta agradar o marido de todas as formas: aceita suas paranóias sem discussão, incentiva ao máximo seus projetos literários e mostra-se disposta a participar de sua vida. No entanto, nada que Lúcia faça é capaz de mudar os sentimentos do marido por Anita. Fernando não resiste aos encantos da jovem e volta a procurá-la. Ela o seduz, e eles se amam pela primeira vez. A partir daí, assistimos à crescente obsessão de Fernando por Anita. Ela, maliciosa e manipuladora, se empenha em estar presente e atrapalhar a relação dele com Lúcia Helena. Certo dia, Lúcia escuta uma conversa do marido com outra mulher e decide se abrir com a irmã mais velha, Marta. Marta resolve seguir Fernando, descobre o endereço onde o cunhado passa a maior parte de seu tempo e conta para a irmã. Lucia decide ir até lá e encontra Fernando. Arrasada, ela pede o divórcio.
- Enquanto isso, Zezinho sofre por amor. Para atiçar o ciúme e a raiva de Fernando, Anita decide passar a noite com Zezinho. O rapaz perde a virgindade e se apaixona ainda mais por Anita, acreditando que terá um relacionamento sério com ela depois daquela noite. No dia seguinte, porém, pelo basculante de sua casa, Zezinho vê Fernando e Anita transarem e sofre uma grande decepção.
- A tórrida relação entre Fernando e Anita chega ao clímax quando ela exige que ele se separe da mulher. Durante uma forte discussão, Fernando a ameaça com um canivete e, descontrolado, acaba matando-a. Zezinho assiste à cena e corre para o sobrado para tentar salvar Anita. Perturbado ao vê-la morta, Zezinho parte para cima de Fernando com o canivete. A vizinhança escuta a briga e invade o sobrado. Todos pensam que Zezinho é o assassino de Anita. Apavorado, o rapaz decide fugir e é atropelado. Depois de passar alguns dias no hospital, acaba morrendo.
- Perturbado com a morte de Anita, Fernando passa a ter visões com ela. Ele tenta se reconciliar com Lúcia, mas ela diz que prefere pensar com calma quando voltar para São Paulo. Fernando decide passar a noite de natal longe da família e vai para o sobrado onde Anita morava. Ela aparece para ele, e os dois se amam. Com o vento forte, a cortina do quarto esbarra em uma vela acesa e inicia um incêndio. Fernando ainda tenta conter o fogo, mas Anita não deixa. O sobrado é destruído, e Fernando morre.
- Paralelamente à trama de Anita, há a história de Marta, uma viúva cheia de preconceitos. Marta é uma mulher que não alimenta nenhuma esperança em relação à sua vida sentimental. Aos poucos, ela vai revelando que sente um irresistível desejo por homens negros. Marta sente-se atraída pelo empregado da fazenda André (Taiguara Nazareth), um rapaz muito mais novo do que ela. André foi levado à fazenda por Neusa (Joanna Tristão), a empregada da casa, com quem ele mantém um romance às escondidas. Marta descobre a relação entre os dois e não mede esforços para separá-los. Cansados da perseguição da patroa, André e Neusa decidem deixar a fazenda. Às vésperas da noite de Natal, Marta chama André para acertar as contas e, muito insinuante, vai para a cama com ele.

Produção:
- As gravações externas de Presença de Anita foram realizadas em Vassouras, no Rio de Janeiro, que serviu como cenário da fictícia cidade de Florença e das cenas externas do casarão onde moram Venâncio e Marta. Também foi usada como locação uma fazenda na cidade de Valença, próxima a Vassouras. Lá, foram produzidas as cenas externas da fazenda de Marta.
- Para criar o clima de cidade do interior, a produtora de arte Cristina Medicis providenciou pipoqueiro, vendedor de algodão-doce, pipas, fotógrafo lambe-lambe e sorveteiro, que ficavam na praça central de Florença, cenário principal da narrativa.
- A sacada do sobradinho de Anita foi construída na cidade cenográfica do Projac. As cenas internas da minissérie foram gravadas nos estúdios da Renato Aragão Produções, onde foram planejados os interiores do casarão da família, além do pequeno interior do sobradinho. Para marcar bem os dilemas da personagem, a equipe de cenografia pensou em detalhes que revelassem suas características. Anita é uma jovem extremamente sensual, mas ao mesmo tempo, doce e infantil. A cortina do box de seu banheiro, por exemplo, era toda desenhada com bichinhos coloridos. A cenografia ficou a cargo de Mário Monteiro, Ana Maria Mello, Danilo Gomes e Maurício Rohlfs.
- As comidas que apareciam em cena também deveriam remeter ao clima de fazenda, de cidade do interior: não faltavam pães de queijo, broas e bolos de fubá, entre outros quitutes.
- A inseparável boneca da protagonista, Conchita, foi o destaque do trabalho da produção de arte. A boneca era uma reprodução de uma bailarina espanhola de cerca de 20cm, feita em gesso e criada nas oficinas de artesanato do Projac. A boneca funciona como um símbolo na narrativa. Segundo Anita, ela guarda a alma da ex-moradora do sobrado, Cíntia, que morrera assassinada pelo amante.
- Os figurinos, assinados por Helena Gastal, seguiram sugestões do texto. Para Anita, roupas de adolescente e peças sedutoras. Outra peça característica de seu figurino é uma camisa de seda masculina, herdada de seu mentor, Armando, que ela vestia sempre por cima de calcinhas de algodão. Foi desenvolvido para a personagem uma gargantilha, com um pingente em forma de estrela, de cristal com ouro. Para a romântica Lúcia Helena, Helena Gastal construiu um visual mais romântico, composto por tecidos suaves.

Curiosidades:
- Lançado em 1948, o romance de Mário Donato causou escândalo. A Igreja reprovou a obra do jornalista, que atraiu muitos leitores jovens e indignou senhoras cristãs de São Paulo. Manoel Carlos inspirou-se no enredo do livro de Mário Donato, mas criou personagens, eliminou outros, e desenvolveu tramas paralelas para escrever a minissérie.
- O livro de Mário Donato serviu de inspiração para a novela A outra face de Anita, de Ivani Ribeiro, exibida em 1964, pela TV Excelsior.
- Manoel Carlos e Ricardo Waddington queriam uma atriz desconhecida para interpretar Anita. A seleção foi concorrida. A estudante Mel Lisboa foi aprovada para o papel entre mais de 100 jovens.
- Com o sucesso de audiência e a repercussão da minissérie, a direção da TV Globo chegou a pensar na ampliação de Presença de Anita. No entanto, como grande parte da série já estava gravada – e como a exibição estava praticamente na metade –, não foi possível prolongar a trama. Além de cenas de sexo e nudez, a minissérie também ficou marcada pela presença do cigarro. Apesar da recomendação da emissora de que, nos folhetins, o tabaco só aparecesse associado a comportamentos negativos, foram consumidos, em média, quatro cigarros por capítulo. Para o autor, o excesso de cigarros ajudou a compor o perfil destrutivo dos personagens. Mesmo assim, ele foi criticado pelo diretor geral do Instituto Nacional do Câncer, Jacob Kligerman.
- A figurinista Helena Gastal conta que, assim que a minissérie entrou no ar, as lojas do Saara, popular centro de compras no Rio de Janeiro, começaram a vender o “kit Anita”, que vinha com uma calcinha, uma camiseta e uma gargantilha com pingente de estrela, visual da personagem.
- O sambista Nelson Sargento fez uma participação especial na minissérie.
- Reapresentada entre 17/09 e 11/10/2002, a minissérie também foi exibida no Multishow, canal da Globosat, em comemoração aos 40 anos da TV Globo.
- A minissérie foi vendida para o Equador, Honduras, Nicarágua Peru, Portugal e Uruguai, repetindo o sucesso de audiência do Brasil.
- Em agosto de 2001, foi lançado em livro o roteiro de Presença de Anita, escrito por Manoel Carlos. O livro trazia praticamente o mesmo script que o elenco recebia para as gravações, com exceção de alguns detalhes técnicos.
- Em 2002, a minissérie foi lançada em DVD.

Trilha sonora:
- A trilha sonora de Presença de Anita contou com músicas em francês, escolhidas pelo autor para dar um tom de romance trágico à trama. O tema de Anita era Pigalle, na voz de Georges Ulmer, e o de Lúcia Helena, Que c’est triste Venise, na voz de Charles Aznavour. A música de abertura, Ne me quittes pas, cantada por Maysa, adquiriu variações – uma mais alegre, outra melancólica e outra romântica -, idealizadas pelo produtor musical Alberto Rosenblit.
- A trilha contava ainda com Bachiana brasileira no. 4, de Villa-Lobos.
- Uma preocupação era que a base da trilha sonora fosse acústica e, toda vez que Anita entrasse em cena, virasse eletrônica.

Fonte: Memória Globo

2 comentários:

lacerda disse...

essa foi a melhor! tenho 19 anos nem lembro direito da historia... lembro de coisas... da atriz principal e da musica! a musica eu ouvi hoje e fiquei tentar descobrir da onde eu conhecia, tirei do inconsciente rsrs
num lembra sequer do nome pesquiseei e achei.

Unknown disse...

Por favor, que está minissérie volte a passar.
é uma das melhores que já passou.